quinta-feira, fevereiro 23, 2006

MIND THE GAP!

À chegada, Londres invade-nos com um sem número de indicações! Uma das primeiras, e talvez uma das mais estranhas, foi na minha piada uma autêntica private joke, tal o impacto que teve em nós. Mind the gap: please mind the gap between the train and the platform! A cada, e quase toda, estação de metro, a voz (ora masculina ora feminina) martelava a cabeça dos passageiros com a inusitada frase. Aposto £50 (e olhem que isto é uma fortuna) em como os londrinos têm pesadelos. A somar a esta marcante recomendação há os, mais frequentes, keep the right, no smoking, take the left. Para um português, habituado ao seu belo Porto, tanta indicação desperta a interrogação de se aquilo - conceito estentido às mais diversas áreas - não será "dirigismo" demais, algo a roçar levemente a obsessão e o controlo de comportamentos. Até pode ser. No entanto, honra seja feita, a cidade funciona. Funciona como um todo, articulado, previamente pensado em que pouco da rotina diária corre ao acaso, permitindo, depois, usufruir do verdadeiro ambiente da cidade .... mas disso falarei mais tarde!

domingo, fevereiro 19, 2006

E é sempre a primeira vez ...

... em cada regresso a casa,
rever-te ness altivez
de milhafre ferido na asa.

Estou de volta ao burgo! Enquanto deixo os pensamentos e sentimentos da viagem assentar no meio da poeira que as viagens levantam, aconselho que oiçam este "Porto sentido" que faz todo, e cada vez mais, o sentido em todos os regressos. Em breve tento voltar cá contar (aos 2 leitores que ainda tenho!) o que Londres, na sua diversidade, despertou nestes pensamentos.

sábado, fevereiro 11, 2006

Pensar fora do burgo


Os Pensamentos vão deitar fumo para outras paragens a ver se areja um bocado este cérebro.
Até ao regresso.

domingo, fevereiro 05, 2006

"Pancas"

Os que me conhecem usam com frequência a expressão "tens cá uma panca!": o que é inteiramente verdade e, a ter alguma crítica a fazer, é que peca por defeita. Hoje venho cá falar de uma dessas pancas. Para tornar isto mais interactivo, ora acompanhem-me:
Panca por:
  • música
  • grandes eventos internacionais
  • televisão
  • nacionalismo (razoável e saudável)!

Ora isto leva-me à panca pelo Eurovision Song Contest! Este ano já são conhecidas algumas canções que vão ser apresentadas em Atenas. A Noruega escolheu uma música que é uma forte candidata a entrar, em breve, para os "Sons dos Pensamentos", ora vejam:

Noruega 2006 - "Abeldansen" Christine Guldbrandsen
(não sei se repararam que isto aqui em cima é um link para um vídeo)

Quanto a Portugal, ficam a saber que a RTP, este ano, optou por reavivar o Festival RTP da Canção que irá para o ar a 10 de Março deste ano. Esperemos que seja um festival de boa música e não uma tertúlia entre cunhas e afins ...